Pagina Incicial TASS TELECOM

 
 
 
Home Empresa Internet Web Atendimento Imprensa Vagas Contato
 
     
 

Como configurar um roteador intelbras WRN 150 INTELBRAS

WRN 150 da Intelbras: um roteador wireless pequeno, simples e barato

Alguns usuários querem somente os recuros básicos. Querem apenas um modelo simples, barato, fácil de configurar e que tenha uma rede wireless, nada mais. Para esses usuários, um simples "sim" como resposta ao "Esse modelo é bom?" já basta, e o WRN 150 da Intelbras cumpre exatamente esse propósito, sendo um modelo ideal para pequenos ambientes por ser extremamente compacto e, de quebra, fácil de configurar.

Intelbras WRN 150 - Screenshot

Praticamente qualquer roteador wireless doméstico vem com 4 portas ethernet, mas grande parte dos usuários utiliza somente uma ou duas. O WRN 150 vem com apenas uma, além da WAN, claro, devido a limitações físicas, já que estamos falando de um modelo com 26 milímetros de altura, 88 mm de profundidade e 107 mm de largura. Em nossos testes tivemos que utilizar um hub, já que precisávamos de pelo menos duas conexões: uma com um NAS e outra com o media center, mas mesmo assim apenas uma é suficiente para a maioria dos usuários.

Intelbras WRN 150

Os testes foram realizados com 3 notebooks  e 2 smartphones conectados pela rede Wi-Fi e com o media center executando a Netflix simultaneamente, e observamos poucos gargalos. A exceção ficou por conta do NAS, pois mesmo que o o WRN seja anunciado com uma velocidade máxima de 150 Mbps (padrão N. Os padrões B e G também estão disponíveis) pela rede local, não conseguimos passar de 5 Mb/s de transferência de dados. A velocidade aumentou para cerca de 11 Mb/s quando conectamos o NAS diretamente no roteador, o que indica que ele fica um pouco "confuso" quando pareado com um hub.

Intelbras WRN 150 - Screenshot

O alcance do WRN 150 nos agradou com sua antena de 5 dBi. Apesar de pequeno, ele conseguiu transferir dados sem perda de velocidade com até 3 paredes entre ele e um notebook, no qual o Windows apresentou apenas uma barra de sinal a menos (de 5). No quesito segurança, temos tudo o que é esperado de quaisquer modelos: WEP, WAP e WAP 2, suportando os padrões TKIP e PSK, além de suporte a WPS para a conexão de um novo dispositivo sem precisar digitar senhas.

Intelbras WRN 150

Por ser um modelo básico, é natural que tenha algumas limitações. A maior delas é que a sua porta LAN não é gigabit, ou seja, suporta somente velocidade 10/100 Mbps. Isso faz com que ele suporte uma conexão WAN de no máximo uns 80 Mbps, o que pode não ser um problema para muitos (quantos amigos você tem com internet de 80 Mbps ou mais?), mas torna o WRN 150 um modelo com data para se tornar obsoleto, conforme as velocidades de internet aumentam e os custos diminuem. Também não é possível configurar uma rede para convidados.

Intelbras WRN 150 - Screenshot

Algumas funções mais avançadas estão disponíveis, como filtro de MAC, firewall integrado, DMZ (DeMilitarized Zone ou "zona desmilitarizada", em que um dos computadores da rede não é limitado por filtros do roteador) e priorização de tráfego, ideal para quem quer que o download em um dos PCs não atrapalhe na hora de assistir a filmes via streaming, e embora a configuração dessas funções seja opcional, são todas altamente recomendadas.

Intelbras WRN 150

Por último, destacamos que o WRN vem com um mini CD de instalação que facilita o processo de configuração para quem não está acostumado com a forma convencional (acessar o roteador via browser pelos endereços 182.168.0.1 ou 10.0.0.1). Ele "esconde" os detalhes técnicos e foca no essencial, não exigindo conhecimentos técnicos do usuário, além de estar totalmente em português. Na embalagem temos o roteador, cabo ethernet cor cinza, manuais e fonte de alimentação.

Intelbras WRN 150 - Screenshot

Conclusão

Recomendar o WRN 150 da Intelbras para quem exige mais do roteador seria errado, em especial com vários devices conectados simultaneamente na rede e dependentes do tráfego pela rede local para várias situações. Nem é esse o foco do modelo. Ele é voltado para usuários básicos que querem um roteador simples, pequeno e dificilmente vão utilizar mais de uma porta LAN, isso sem investir muito, e, nesse cenário, o WRN se destaca.

Intelbras WRN 150 - Screenshot

Com uma rápida pesquisa de preços, vimos que ele é facilmente encontrado por aproximadamente R$ 60, preço bastante baixo considerando os seus recursos. Nessa faixa de preços são encontrados, via de regra, modelos sem conexão wireless, tornando-o um modelo altamente competitivo para quem não quer investir muito ou só precisa do básico, sem muita complicação.

Vantagens

  • Custo acessível;
  • Configuração simplificada;
  • Baixo consumo de energia (3,5 watts em condições típicas);
  • Tamanho compacto.

Desvantagens

  • Sua porta LAN não é gigabit;
  • Não possui suporte a uma rede de convidados;
  • Não há suporte ao padrão A.



Matéria completa: http://canaltech.com.br/analise/roteadores/WRN-150-da-Intelbras-um-roteador-wireless-pequeno-simples-e-barato/#ixzz37ZImCL6V 

 
 
 
A TASS TELECOM tem grande presença no mercado brasileiro de Telecomunicações como Operadora de Transmissão de Dados em Alta velocidade. Nossos serviços são globais em escala, conectando Governos, Operadoras, provedores, empresas e pessoas, em ambiente seguro e ideal para aplicações de negócios baseadas em IP. Conta com infra-estrutura e tecnologia de ponta baseada em redes de Fibra Óptica e Rádio Freqüência. Siga-nos:
 
 
  google TASS TELECOM       link social TASS TELECOM  

 
 
© TASS TELECOM - Todos os direitos reservados. Termos de Uso | Privacidade | TASS TELECOM